O Mercado do Luxo está identificando tendências para a próxima década. Uma delas é a nova visão de consumidor: a geração Y será a nova consumidora do futuro, bem como o público que não terá tempo para sair de casa e comprar produtos desejados. A ideia é expandir o universo do luxo para o mundo online, no qual as marcas intensificarão seu relacionamento com os clientes e a aura da estética, qualidade, exclusividade e poder, que está presente nas lojas físicas. Tudo isso será transportado para a internet e o consumidor terá como hábito a compra virtual, uma vez que confiará nesse método de compra e, sendo fiel à marca, também confiará no canal de compra criado pela mesma.
A emoção continua sendo tendência para o futuro. Foi-se o tempo em que o cliente do luxo se satisfazia apenas com o material, como forma de revelar seu poder econômico à sociedade. O material continuará sendo importante ao público, mas o que fará a diferença será a experienciação promovida pelas marcas de luxo. Não basta ser belo esteticamente; deve-se comunicar emoções e sensações, bem como experiências que sejam únicas e exclusivas de determinadas marcas. Como a responsabilidade com o meio ambiente já é assunto discutido em todos os cantos do mundo, a marca continuará conquistando seu cliente ao mostrar que é responsável com a sociedade e está em busca de um planeta mais sustentável, uma vez que o consumidor está cada vez mais consciente. Mesmo com o luxo.
Para a próxima década, outra tendência é a personalização regional. É fato que cada marca se apoiará de sua cultura de origem. As lojas, por exemplo, contarão com ambientação regional e com funcionários naturais da região. Além disso, as lojas passarão a ser a casa, o lar, o aconchego dos clientes, com conceitos únicos e originais. O processo de venda deverá estar agregado à tranquilidade, hospitalidade e conforto. Essa é a tendência de novo estilo de vida das marcas.
O Luxo continuará efêmero. O desafio às marcas: descobrir alternativas para a criação de produtos/serviços mais competitivos e diferenciados.

Rímel incrustrado de diamentes by H. Couture.
Para saber mais sobre mercado de luxo nos segmentos de moda, mercado automotivo, aviação e alta joalheria, entre outros, acesse: Novo Luxo.