Dicas para garantir um bom atendimento ao cliente

Publicado em Artigos

Bom dia profissionais da beleza,
Hoje nosso post é sobre algo muito importante, o atendimento ao cliente em estéticas e salões de beleza.

Todos sabemos que ter um bom atendimento é garantia de fidelidade do cliente, para tal devemos investir mais em aprimorar essa área que requer sempre investimentos em qualificação. Uma cliente que é bem recepcionada, que tem informações corretas quando perguntado, que sempre encontra um horário para ser atendida ela tem uma boa impressão. Esse atendimento – fidelização – se completa quando o bom trabalho do profissional de beleza realiza o procedimento com sucesso. Sendo assim, aqui preparamos algumas dicas de atendimento ao cliente iniciando pela recepção. Um fator muito importante para esse resultado é identificar o perfil do seu cliente, assim você saberá como lidar com cada situação, veja alguns exemplos:

  • Cliente detalhista: Esse tipo de cliente quer saber cada produto que está sendo utilizado no procedimento. É muito exigente, normalmente quando ele já realizou diversos procedimentos na clínica ele acaba criando afeição por um profissional específico. É preciso ter calma e paciência com esse tipo de cliente e deixa-lo totalmente informado sobre tudo o que ocorre durante o procedimento.
  • Cliente masculino tímido: Hoje em dia a busca por tratamentos estéticos deixou de ser uma coisa procurado somente pelas mulheres. Os homens estão se preocupando cada vez mais com a sua aparência, porém eles ainda possuem vergonha de procurar uma clínica de estética. Sua clínica deve passar confiança para o público do sexo masculino, você deverá esclarecer como os tratamentos e procedimentos são realizados e deixá-lo a vontade. Ressalte a importância dele se cuidar, explique a importância dos tratamentos e quais são os resultados. Deixe ele o mais confortável possível.
  • Cliente carente: Esse tipo de cliente é muito encontrado no segmento de beleza e estética. Ele quer ser seu amigo. Ele não procura somente um serviço ele quer compartilhar um momento, algo que ele tenha passado durante o seu dia ou algum problema. É importante que a sua equipe tenha paciência e escute o que esse cliente tem a dizer, dessa forma ele se sentirá confortável e sem dúvidas irá voltar a sua clínica outras vezes por ter criado confiança.
  • Cliente fechado: Esse cliente é totalmente o oposto do carente. Ele não gosta de intimidade e está na clínica apenas para realizar o tratamento. Ele gosta de espaço, deixe ele a vontade e, somente se ele der a oportunidade, tente apresentar outros tratamentos.
  • *Cliente desinformado: Esse é aquele tipo de cliente que nem sabe o que está comprando mas por causa de alguma promoção se sente atraído. Quando esse tipo de cliente procurar por sua clínica é importante que a sua equipe não o deixe escapar. Já que ele procurou sua clínica somente por causa de uma promoção ou alguma informação que viu, faça com que ele conheça bem o tratamento que será realizado. Além de esclarecer o tratamento que ele procurou também apresente outros tratamentos que sejam parecidos.