Inúmeras pesquisas e estudos são realizados na tentativa de compreender melhor o comportamento do consumidor. Entender seus desejos, o que lhes cativa e como querem ser tratados são temas muito debatidos.
Hoje, o cliente não busca apenas qualidade de produto ou serviço, mas excelência em atendimento e experiência positiva. Uma pergunta que soa com frequência na mente de inúmeros profissionais que tratam direto ou indiretamente com o público é: como lidar com os inúmeros perfis de pessoas? Cada qual com uma particularidade e uma visão de mundo. Difícil querer separar pessoas por padrões fixos, na tentativa de facilitar o entendimento dessas.
Mas, alguns autores, com o intuito de fornecer uma contribuição didática para facilitar o relacionamento e a qualidade da comunicação e do atendimento, traçaram alguns perfis de cliente. É claro que não se deve rotular pessoas, colocando cada uma em um tipo específico e pronto. O esquema[1] que segue abaixo serve para que se tenha uma base, uma alusão à alguns tipos de cliente que se pode encontrar.
[1] Tabela retirada do livro “Sommelier, profissão do futuro”, Association de la Sommellerie Internationale, pg. 42.